Laudato Si e a Ecologia Integral. Um novo capítulo da Doutrina Social da Igreja

Contenido principal del artículo

Afonso Murad

Resumen

Com a encíclica Laudato Si, Francisco inaugura uma nova etapa na Doutrina Social da Igreja, em perfeita continuidade com seus antecessores. Ele apresenta uma ecologia integral, que articula as dimensões ambiental, econômica, política, social, cultural e da vida cotidiana. Relaciona-a com o clássico princípio do Bem-comum e estende-a para a justiça intergeracional. A encíclica estabelece um profícuo diálogo com a ecologia, nas suas vertentes de ciências ambientais, ética transformadora e paradigma. A partir da Bíblia e do exemplo de Francisco de Assis, a encíclica fornece elementos contemporâneos para a ecoespiritualidade e a educação para a sustentabilidade. Conclama a uma “conversão ecológica”, que se traduz em atitudes individuais, práticas coletivas e políticas institucionais, vividas simultaneamente. 

Detalles del artículo

Cómo citar
Murad, A. (2017). Laudato Si e a Ecologia Integral. Um novo capítulo da Doutrina Social da Igreja. Medellín. Biblia, Teología Y Pastoral Para América Latina Y El Caribe, 43(168), 469–494. Recuperado a partir de https://ojs.celam.org/index.php/medellin/article/view/183
Sección
Artículos
Biografía del autor/a

Afonso Murad

Religioso Marista. Pedagogo, especialista em Gestão e Doutor em Teologia. Prof. FAJE (Faculdade Jesuíta – Belo Horizonte Brazil).

Citas

BOFF, L. Ecologia: Grito da Terra, Grito dos Pobres. Rio de Janeiro: Sextante, 2004

CAPRA, F., “Educação”, in TRIGUEIRO. A. (org.), Meio Ambiente no século XXI. Rio de Janeiro: Sextante, 2003

CRUZ, E.R. (org.), Teologia e ciências naturais. Teologia da criação, Ciências e Tecnologia em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2011.

FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si. Sobre o cuidado da Casa Comum. São Paulo: Paulinas, 2015.

FREIRE DIAS, G. Ecopercepção, São Paulo: Gaia, 2003

JUNGES, J.R. (Bio)Ética ambietal. São Leopoldo: Unisinos, 2010.

KERBER, G., O ecológico e a teologia latino-americana. Porto Alegre: Sulina, 2006

MOLTMANN, J. Dios en la creación. Doctrina ecológica de la creación. Sígueme: Salamanca, 1987.

MORAES. M.C. Ecologia dos saberes. Complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/WHH, 2008.

MURAD, A (org). Ecoteologia: um mosaico. São Paulo: Paulus, 2016.

_______. “Contemplar la belleza, garantizar la casa común. Una llamada a la vida consagrada en Laudato Si”. Revista CLAR, a.LIV, nº4 (2016) 44-57.

MURAD, A; TAVARES,S. (orgs). Cuidar da Casa Comum. Chaves de leitura teológicas e pastorais da Laudato Si. São Paulo: Paulinas, 2016.

OLIVEIRA, P.A.R.; SOUZA, J.C.A. (Org.). Consciência planetária e religião: desafios para o século XXI. São Paulo: Paulinas, 2009.

PANIKAR, R. Ecosofía. Para una espiritualidade de la tierra. Madrid: San Pablo, 1994.

PASSOS, J.D (org). Diálogos no interior da Casa Comum. Recepções interdisciplinares sobre a encíclica Laudato Si. São Paulo: Paulus, 2016.

RIECHMANN, J. Un mundo vulnerable. Ensayos sobre ecologia, ética y tecnociencia. Madrid: Catarata, 2 ed, 2005.